sábado, 24 de abril de 2010

22jan10 - Reunião Pública Condema

A prefeitura de Bertioga, através do CONDEMA - Conselho de Defesa do Meio Ambiente, providencia uma Reunião Pública para discutir com os presentes, composto em sua maioria de proprietários, representantes da construção civil, assessores técnicos; vereadores também fazendo presença. Tema: O projeto de implementação da Unidade de Conservação apresentado pela Fundação Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

01 Abertura pelo prefeito Orlandini


02-Explicações do secretário dando diretivas para o desenvolvimento do evento


03 Vídeo - Manolo falando sobre a implementação da Unidade de Conservação


04 Na sequência, a intervenção do engenheiro civil Paulo Velzi , conselheiro do CONDEMA. Chama a atenção como os demais vídeos e audios anteriores. Afirma que o Plano Diretor (lei 315/1998) seus estudos foram iniciados ainda no primeiro governo Orlandini (1993) quando houveram audiências e posteriormente mais algumas, sem citar datas ou o responsável.


05 Declaração de um dos proprietários


06 Dúvidas de uma OSCIP de SP sobre as RPPNs


07 Manifestação do vereador Marcelo


08 O secretario passa a palavra, acho que é o Renatinho. O tema se desenrola para o ZEE - Zoneamento Econômico Ecológico para em seguida retornar à UC sob o tema : as reuniões da F Florestal e WWF foram ou não Audiências Públicas?


09 Perdemos uma parte da reunião na troca da fita da filmadora e para evitar perder informações enquanto se preparava a filmadora no tripé a filmagem já estava rodando, então aproveitamos para postar somente o audio, aliviando a carga de upload.


10 Manolo fala sobre a 4º proposta, que é de aproveitar a área do polígono proposto para a UC na área urbana, num mosaico municipal, para ser utilizada como área de compensação ambiental numa proposta de UC, Ìtalo , diretor de empresa de onsultoria em licenciamento ambiental,na foto abaixo, explica não ser possível na legislação vigente.


11 Nelson Portero, dá seu parecer como Prefeitura e pede registro: apoio a RPPNs


12 ONG ProUrbe - questões sobre o Plano Diretor e Gerenciamento Costeiro. Velzi intervém e toma para sí a palavra.


13 Depoimento do Teo Baliero, tece comentários sobre áreas protegidas com problemas de invasão em São Sebastião. E aí a fita acabou, o depoimento ficou incompleto. Mas aqui aproveitamos a oportunidade para registrar de que a prefeitura filmou as 6 reuniões (4 da FF/WWF e 2 do CONDEMA) poderia disponibilizar no site oficial né?


14 (Com fita nova) Secretario do Meio-Ambiente explica o Plano Diretor vigente e ZEE (deliberação do CONDEMA)


15 Depoimento do proprietário Odair Pinto
(Pelo que constatamos á propriedade da Família Pinto não está inserida no Polígono)


16 Proposta do vereador Caio Matheus


17 Dúvida de Leda, moradora de Boracéia


18 Após pronunciamento do engenheiro Ítalo, o engenheiro civil Paulo Velzi, funcionário da Sóbloco e conselheiro do CONDEMA pela Sociedade Hípica de Bertioga.


Ata da Reunião

Nenhum comentário:

Postar um comentário